quinta-feira, 13 de agosto de 2009


AGRADECENDO A ENTREVISTA

Para um executivo, é de bom tom agradecer sempre as oportunidadesque lhe são concedidas. Principalmente, é claro, agradecer a oportunidade de ter sido entrevistado para um emprego.Esta é uma etapa geralmente esquecida, mas que pode ser decisivapara conquistar o trabalho. Agindo assim, você estará se mostrando gentil e educado, e também manterá seu nome fresco na memória do entrevistador.
Faça assim:1 - Envie a carta um dia após a entrevista.
2 - Confira o nome e o título do entrevistador, e esteja certo queescreveu corretamente. Você pode até solicitar o cartão para esta finalidade, ou verificar com a secretária ou o recepcionista da empresa.
3 - Seja formal no tratamento, usando "senhor" ou "senhora". Você sódeve abdicar da formalidade se já tiver um relacionamento prévio, ou se a entrevista tiver sido descontraída e bem-sucedida. Nesses casos, o excesso de formalidade pode soar como falso.
4 - No texto, agradeça ao entrevistador pela chance concedida de vocêmostrar suas características profissionais. Descreva algumas virtudes daentrevista, como a empolgante troca de idéias e a boa oportunidade.
5 - Deixe claro que você está bastante interessado na vaga e aberto aoutras oportunidades.
6 - Acrescente algumas frases que demonstrem seu interesse. Porexemplo: 'Fiquei satisfeito em ver a satisfação dos colaboradores naempresa', ou 'Os números das vendas são impressionantes'.
7 - Descreva suas expectativas. Um exemplo é afirmar que vaiincorporar o espírito visionário do presidente da empresa.
8 - Finalize sua carta com os encerramentos de praxe, como'atenciosamente', 'sinceramente' ou 'grato'.
9 - Verifique a ortografia e imprima em papel de boa qualidade.

OS CARTÕES DE VISITA

No trabalho, a etiqueta recomenda o uso de cartões de visita. É umapostura profissional, elegante, que pode render bons contatos.Os cartões devem ser pequenos, menores que um cartão de crédito,discretos, porém devem fornecer várias alternativas de contato, comotelefone, endereço para correspondência, e-mail e endereço de site pessoal, se existir.Pode-se também usar um cartão tipo quick adress (auto-adesivo quetraz seu endereço e número de telefone). Estes são mais práticos, porque podem ser colados direto na agenda da pessoa.Nunca entregue o seu cartão no início da conversa. Eles só devem serentregues ao final de uma conversa, ou, antes dela, à secretária da pessoa com quem você terá uma reunião.

ETIQUETA AO TELEFONE
Ter bons modos ao telefone pode fazer uma diferença enorme nacarreira de uma pessoa.Veja a seguir como evitar alguns erros muito comuns, que sãocometidos, inclusive por executivos experientes:1 - Ao atender ao telefone, diga o seu nome e pergunte "em que possoajudar?". Evite perguntar "quem fala?". Só faça esta pergunta se nãoconseguir identificar quem está falando.2 - Se a pessoa se identificar usando o título de doutor, professor, etc.,trate-o pelo título, nunca somente pelo nome.3 - Enquanto estiver falando ao telefone, não faça outras coisas comodigitar, mexer com papéis etc. A pessoa do outro lado, com certeza, vaiperceber e pode achar que você não está lhe dando a devida atenção.4 - Não coma enquanto estiver ao telefone. Mesmo o som de umasimples bala, chiclete ou pastilha é percebido pelo interlocutor e pode serinterpretado como pouco caso seu.5 - Não tussa, espirre nem assoe o nariz diretamente diante dotelefone. Desculpe-se e afaste-se do aparelho por alguns instantes.6 - Se precisar deixar o aparelho por alguns instantes, coloque-o comcuidado sobre a mesa para não fazer barulho.7 - Durante uma reunião na sua sala, se o telefone tocar, peça licença aos demais, atenda e, ao desligar, desculpe-se pela interrupção.
8 - Se você recebeu a ligação e precisa de algum tempo para dar uma resposta, comprometa-se a ligar, informando quando e a que horas telefonará.9 - Já se foi você que fez a ligação, e a outra pessoa precisa de umtempo para dar uma resposta, pergunte quando e a que hora você pode voltar a ligar.10 - Sempre que ligar ou atender o telefone, esqueça seus problemaspessoais.

ETIQUETA NA SECRETÁRIA ELETRÔNICA

Os recados e as mensagens de gravação devem ser curtos. Éinconveniente gravar uma trilha sonora demorada, ou deixar recadosengraçadinhos.Da mesma forma, ao ser atendido por uma secretária eletrônica, asmensagens devem ser breves. Deixe registrado seu nome, dia e hora que ligou, um telefone de contato, e, se necessário, um resumo do assunto a ser tratado. Veja um exemplo:Mensagem gravada:
"Olá, eu sou Lucas Alves e esta é uma gravação.Por favor, deixe seu nome e telefone que eu retornarei a ligação embreve. Obrigado!"
Como deixar o recado:
"Dr. Lucas, aqui é Dagoberto Câmara, da GrafiSul.Preciso falar a respeito do Seminário em Brasília. Meu telefone é60228296. Obrigado!"

ETIQUETA NO VESTIR

Trajes MasculinosEsporte: camisa sem gravata ou suéter de malha.Esporte Completo: acrescenta-se o blazer ou paletó esportivoacompanhado de gravata esporte.Passeio Completo: terno padrão único para homens mais formais.Recepção: terno escuro, camisa branca, gravata discreta. Rapazes ouhomens jovens que queiram sair mais descontraídos tendem a abolir agravata, usando camisa lisa e camiseta branca.Para Entrevistas: opte por roupas sóbrias, não usando e nemmisturando cores vivas. O sapato deve combinar com o cinto, e nunca usemeias claras com calças escuras.Trajes femininosEsporte: calça comprida, bermuda. Saia e blusa. Não se deve usar estetipo de roupa em cerimônias oficiais.Esporte Completo: são os tailleurs, vestidos e chemisier.Passeio Completo: usa-se vestido, tailleur, sapato scarpin; podeacompanhar uma bolsa pequena combinando com o sapato e/ou cinto.Recepção: o traje de recepção é feito por vestidos de deux pièces(saia/blusa, ou tailleur) em tecidos nobres.Para entrevistas: evite roupas decoradas ou curtas, prefira roupassóbrias e discretas; evite as roupas de tecidos transparentes ou muito justas.